10 dicas de como motivar funcionários e alcançar resultados


1. Condições de trabalho adequadas:

Pode até parecer algo banal, mas a verdade é que os funcionários não se sentem motivados nem prestigiados quando não tem os materiais para trabalhar eficientemente. E isso inclui instalações, meios de comunicação, como telefones celulares e até tablets, computadores e laptops, sistemas eletrônicos de gerenciamento e administração, condições de transporte e outras que vão garantir um bom trabalho.

2. Clima organizacional:

Não há como motivar um funcionário em meio a um ambiente ruim, desagradável, em que ele não se sinta bem. Portanto, se você – como empresário ou gestor – acredita que o clima não está bom na empresa, deve imediatamente iniciar uma pesquisa de clima organizacional que indicará o motivo de os colaboradores se sentirem assim. Em seguida, resolva as questões apontadas pelos funcionários para promover a melhoria de clima.

3. Programas de incentivo:

Novamente estamos listando mais uma providência que todos deveriam aplicar: recompensar seus funcionários, principalmente vendedores, por seu desempenho. Mas, por incrível que pareça, muitas empresas não têm esse hábito ou o fazem de forma errada. Além da tradicional comissão de vendas, dos prêmios pelo atingimento de metas e dos bônus de performance anual, campanhas pontuais com prêmios mais lúdicos, como viagens, aparelhos eletrônicos e até carros, têm um efeito muito bom na motivação da equipe.

4. Treinamento e capacitação: Como motivar um funcionário se ele não foi corretamente treinado para executar sua função? Os colaboradores ressentem-se disso e é preciso mostrar que a empresa esforça-se para fornecer todas as condições para que eles tenham pleno domínio técnico e teórico de suas tarefas. Ajudar a pagar cursos universitários, pós-graduações ou de idiomas são outras excelentes formas de como motivar funcionários.

5. Remuneração de mercado: Henry Ford fazia questão de pagar os melhores salários para atrair e preservar os melhores talentos. Por isso, tenha certeza que a remuneração que seus funcionários estão recebendo é adequada para que mantenham seu padrão de vida desejado. Sem isso, não tem como motivar funcionários.

6. Benefícios: Hoje em dia, os benefícios estão extremamente arraigados na cultura empresarial e, muitas vezes, funcionários mudam de empresa por causa de alguns reais a mais em um ticket ou um plano de saúde melhor. Fique atento a isso!

7. Participação nas decisões:

Consulte, peça opiniões, reúna a equipe para debater. Mostre ao time que sua opinião é importante e que a empresa confia neles. Delegue alguns projetos importantes e acompanhe de perto. Isso não significa que você deve fazer tudo que lhe for dito, mas mostrar que tudo isso é levado em conta.

8. Feedback: Bom, depois de pedir todas essas opiniões, é muito importante dar o feedback e explicar o que foi aproveitado e justificar o porquê de outras ideias terem sido preteridas. Eventualmente, premiar as melhores iniciativas também pode ser bastante eficiente para a motivação das equipes.

9. Comemorações e convenções: Sim, as pessoas gostam disso! Festas de fim de ano, pequenos eventos mensais, como aniversários e outras reuniões do tipo podem ser usadas para a motivação da equipe. E você pode unir o útil ao agradável: faça convenções de vendas e de apresentação do planejamento anual de uma forma mais aninada e festiva, seus funcionários vão gostar!

10. Perspectiva de crescimento: Ninguém pode se sentir motivado sem saber o que o futuro lhe reserva. Essa incerteza sobre as perspectivas de melhorar sua vida com o crescimento na empresa pode deixar os funcionários inquietos e insatisfeitos. Mostre que quem se destacar poderá desenvolver sua carreira profissional dentro da organização. como motivar funcionários.

Além de tudo isso, a melhor maneira de motivar funcionários é dando o exemplo, mostrar toda sua dedicação pela empresa e se tornar admirado por suas equipes e colaboradores. É preciso que todos reconheçam a capacidade do líder de ocupar este lugar por seus próprios méritos. É necessário que percebam que podem contar com sua orientação, em caso de necessidade.

Fonte: Agendor

#Coaching #treinamentos #InstitutoFlaviaRhamos #palestras #desenvolvimentohumano #empreendedorismo #perfilcomportamentalDISC #recursoshumanos

0 visualização

Rua Serra de Botucatu, 1016 - Vila Gomes Cardim - São Paulo - CEP 03317-000

Logo - Whats - original.png

(11) 95990-7998

(11) 2386-0376