Qual a importância de um processo seletivo assertivo?

A contratação de novos empregados exige um planejamento estratégico da empresa para dar certo. Realizar um processo seletivo assertivo é vital para evitar os impactos negativos que contratações erradas podem trazer.
Atualmente, a questão é ainda mais preocupante, já que os profissionais tendem a permanecer pouco tempo nas empresas. Jovens da geração Millennial, por exemplo, têm como característica marcante o curto período de permanência em um mesmo trabalho, o que evidencia ainda mais a necessidade de escolher as pessoas certas.
Para esclarecer essa questão, selecionamos alguns aspectos que demonstram as consequências que as contratações erradas trazem para a empresa e como contornar esse problema:
Altos índices de turnover
A falta de um processo estruturado na seleção de talentos pode resultar na contratação de profissionais totalmente inadequados para a função.
Esses problemas podem vir desde a falta de experiência necessária para o cargo, falhas nas habilidades técnicas ou até mesmo desalinhamento da personalidade do trabalhador com a cultura organizacional da empresa, o que resulta cedo ou tarde em uma demissão e um novo processo seletivo para o mesmo cargo.
Aumento de custos de pessoal Uma empresa com alta rotatividade de funcionários tem mais gastos com a administração de pessoas. Toda vez que um profissional pede as contas ou é demitido, há os custos de rescisão e direitos que a organização deve acertar. Além disso, ocorre toda uma adaptação da equipe que inevitavelmente tem uma queda em seus índices de produção. Não podemos esquecer os gastos com processo seletivo e adaptação do novo funcionário.
Quando esse ciclo acontece com uma frequência muito grande, as finanças da empresa acabam sendo afetadas.
Comprometimento da imagem da empresa Grandes organizações hoje trabalham o employer branding, um conjunto de técnicas que reforçam a imagem de boa empregadora. Se essa abordagem está merecendo tanta atenção, imagine como a fama de um local que não consegue reter os funcionários é negativa.
Com o uso das redes sociais, a reputação de uma organização, seja ela boa ou ruim, é facilmente disseminada. Existem até mesmo sites em que ex-colaboradores deixam a sua impressão sobre como foi trabalhar em determinado lugar.
Tendo isso em vista, é importante cuidar para que a seleção de talentos seja precisa, evitando que a alta rotatividade prejudique a imagem do negócio e do departamento de Recursos Humanos.
Realize um processo seletivo assertivo É possível fazer uma boa seleção de profissionais que evite todos esses problemas. Para isso, o departamento de RH deve acompanhar alguns passos:
Defina bem a vaga Deixe claro as necessidades da vaga, levando em consideração não apenas as exigências técnicas, mas também a experiência necessária para exercer o cargo.
Preste atenção também à linguagem usada no anúncio e onde será publicado, procurando adaptar ao perfil de candidato que se pretende atrair.
Analise os currículos Com os currículos em mãos, é hora de fazer uma análise cuidadosa, mas sem esquecer que o currículo é apenas uma prévia – o processo será aprofundado na próxima etapa.
Conte com a tecnologia Você pode usar softwares e ferramentas para ajudar a selecionar os melhores profissionais. Já existem no mercado plataformas que permitem cruzar os dados da vaga com perfis cadastrados nas redes sociais, para que essa localização seja mais rápida.
E você, o que faz para promover um processo seletivo mais assertivo na sua empresa? Conte pra gente nos comentários!
Fonte: ContrateDesenvolvedor
#Coaching #InstitutoFlaviaRhamos #desenvolvimentohumano #empreendedorismo #recursoshumanos #recrutamentoeseleção