Coaching: o que é, por que fazer e para quem é indicado?


Todos deveriam fazer coaching, mas o coaching não é para todo mundo!

Quem já passou por um processo de coaching sabe o quanto é rápido, eficaz e transformador, é comum se ouvir da maioria das pessoas que fizeram coaching a seguinte frase: "- Você tem que fazer coaching, isso mudou minha vida!". Este fato tem a ver com os rápidos resultados que a metologia proporciona: em três meses, com sessões semanais os clientes (coachees) já relatam resultados em todas as áreas de sua vida, ganho de foco e aumento de produtividade. Essa realidade só acontece porque o coachee é levado a agir após cada sessão através de um plano de ação: uma lista de tarefas que ele fará ao londo da semana até a próxima sessão.

Todos se beneficiariam do poder do coaching, se estivessem dispostos a serem provocados ao máximo para superação, mas nem todo mundo está disposto a abandonar a tal zona de conforto, por isso digo que todos deveriam fazer coaching mas o coaching não é para todos! O Coaching é para os fortes! para quem quer e se permite ser desafiado e ser provocado para a ter a vida que sempre sonhou. E, para realizar sonhos é preciso pagar o preço, o preço de abrir mão da procrastinação, do que impede seu desenvolvimento do que lhe faz permanecer exatamente onde está e que não te levará a lugar algum.

O coaching é para quem está 100% comprometido com o seu autodesempenho, com a auto superação e com pagar o preço para ser quem sempre sonhou ser!

Para que eu faria coaching?

O coaching é um processo, um método que se aplica desde de o foco em emagrecer até a meta de ser promovido em uma empresa, isso porque o coaching é uma metodologia com foco em alcançar metas (qualquer meta) através da mudança de modelo mental, hábitos, aquisição de novas competências e foco em resultados. Essa história de coaching disso, coaching daquilo é balela, nichamento em um grupo específico para resultados comerciais. A metodologia é a mesma, independente se o cliente quer passar em um concurso público, desenvolver sua carreira, equilibrar as finanças ou até mesmo encontrar um para para se casar... Por conta do grande aumento de números de profissionais formados no mercado, o índice de escolha pela profissão não para de crescer, em 2017 cresceu 30%, a tendência é aumentar a prática do nichamento e a criação novas estratégias comerciais para conquistar clientes das mais variadas formas.

Não, coaching não é milagre, é metodologia!

E você, por que faria coaching? Qual resultado deseja para sua vida que não está conseguindo sozinho? O coaching é um processo de parceria onde o coach e o coachee se unem com foco em alcançar a meta proposta. Se você deseja mudar de carreira, organizar suas finanças, comprar um imóvel, ser promovido, ter um relacionamento melhor, montar um negócio, ser um gestor mais eficaz, ter uma equipe de trabalho mais engajada e produtiva etc... Não importa qual seja sua meta, esta metodologia é rápida e eficaz para te fazer chegar lá! Não é milagre, é metodologia! E dá certo porque depois de traçada a meta, você criará um planejamento estratégico baseado em seus valores e eliminará crenças paralisantes, procrastinação, auto sabotagem, com o apoio do seu coach será levado sem perder o foco direto para o seu alvo!

“O coach" te levará a quebrar padrões mentais e evoluir, te provocará a mudar hábitos, a se superar e desenvolver novas competências.

"O coaching" te fará mudar estratégias, pensar fora da caixinha e criar novas possibilidades para obter os resultados que você deseja!

Foco na meta e comprometimento 100%

O coach não pode te prometer resultados sem o seu envolvimento porque é um processo 50% - 50%, a parte do "coach" é fazer perguntas estratégicas, provocar insights, provocar pensamentos criativos, provocar superação, provocar mudança de modelo mental... a parte do "coachee" é se dedicar, focar na meta, se comprometer, cumprir o plano de ação e se permitir mudar.

A base do método é desafiar as crenças limitantes, provocar insights, fazer você pensar com criatividade e inovação. O coaching, aplicado como vemos hoje, é fruto do trabalho de treinamento e pesquisa do americano Timoty Gallwey, que observou o que impedia o desempenho dos tenistas, treinados por ele, na década de 1970, ele encontrou uma nova forma de conceber o esporte que praticava, uma vez que descobriu que para vencer não bastava a ele ou aos demais jogadores serem exímios tecnicamente, mas que antes de tudo precisavam conhecer, dominar suas emoções, sentimentos, medos, limitações, ou seja, saber jogar seu próprio jogo interior.

Desde então, o coaching agregou um conjunto de disciplinas e ampliou seu campo de atuação - Coaching Pessoal & Profissional (vida pessoal e carreira), Coaching Executivo (carreira), Team Coaching (equipes e desempenho), Leader Coaching (preparação de líderes)

Quer fazer coaching? Não faça antes de...

Atualmente existem inúmeras formações em coaching, a cada semana são "despejados" no mercado uma gama de profissionais formados em um único final de semana, sem terem passado por um "estágio", sem a experiência de horas de atendimento, sem u mentoria adequada e sem supervisão. Infelizmente isso tem afetado a credibilidade dos excelentes profissionais que tem competência e experiência para atender e gerar resultados. Por isso, antes de iniciar um processo de coaching tome o cuidado de:

1 - Referências - Conversar com clientes que já foram atendidos por este profissional e buscar sua avaliação, como a profissão coach ainda não é regulamentada a única garantia é checar diplomas de formação, clientes atendidos, ou seja, buscar referências.

Para entender essa questão, a habilitação para atendimento de coaching segue o seguinte critério:

Life Coach, Coach de Vida, ou Personal and Professional Coach (coach pessoal e profissional - Para atender o coach precisa ter no mínimo 100 horas práticas de atendimento para pessoas físicas;

Executive Coach - Coaching Executivo - Para atender o coach precisa ter 200 horas práticas de atendimento (100h life +100h Executive) para pessoas jurídicas;

Master Coach - Nível Master em Coaching - Para atender o coach precisa ter 300 horas de práticas de atendimento (100h life + 100h Executive + 100h Master)

2 - Preço - Estranhe se o valor cobrado para o atendimento é muito barato, a sessão de coaching realizada por um profissional devidamente credenciado, formado em uma boa instituição, não pode ser menor que R$ 350,00. A formação de coaching é cara, o investimento é alto e o tempo de maturação do profissional demanda muitas horas de prática, um profissional qualificado não irá depreciar o seu trabalho.

3 - Processo - Não aceite sessões avulsas, o nome já diz, é processo... o processo leva de 10 a 12 sessões para terminar, tem início, meio e fim, portanto, para dar resultados a metodologia deve ser aplicada da maneira correta.

4 -Metodologia - Estranhe se o seu futuro coach te disser o que fazer, te der conselhos e orientações... O coaching é uma metologia baseada em perguntas estratégicas e ferramentas de descoberta, o profissional é especialista em fazer perguntas, não em dar respostas! O Especialista em sua vida é você, portanto, o papel do coach é provocá-lo a achar as respostas em si, ter insights e criar seu planejamento e estratégias de vida.

Finalizando...

A eficácia e o sucesso do coaching se dão porque atendem a velocidade que o mercado e o mundo atual exigem, mais rápido e melhor! É uma metodologia focada em resultados, no presente e no futuro, em quem você é e quem deseja ser, onde está e aonde deseja chegar! Coaching não é terapia, não é consultoria, não é mentoria, não é religião, não trabalha espiritualidade... Existe muita confusão hoje no mercado de coaching, é preciso ter cuidado!

O fato é que atualmente é a melhor e mais eficaz metodologia para alcançar resultados existente. O coaching tira você da zona de conforto e te transforma em apenas quatro meses! Então, o que está esperando para experimentar o poder transformador do coaching em sua vida?

Flavia Rhamos

Master Coach

Entre em contato e agende uma sessão experimental para vivenciar o poder do coaching em sua vida!

contato.instituto@flaviarhamos.com.br

11 2386-0376 | 11 95990-7998

#profissãocoach #Coaching #teamcoaching #coachingporfissional #coachingpessoal #coachexecutivo #coachingprofissional #lifecoaching #coachingexecutivo #negócios #carreira #coaching #treinamentoscoachingprofissionalcoachingpess #sucesso #autoconhecimento #comprometimento #ocoachingfunciona #motivosparafazercoaching #profissionalcompetenteemcoachiing #coachcompetentenomercado #coachingparaaltaperformance #coachingparacarreira

0 visualização

Rua Serra de Botucatu, 1016 - Vila Gomes Cardim - São Paulo - CEP 03317-000

Logo - Whats - original.png

(11) 95990-7998

(11) 2386-0376